Kabbalah e Torá

 DENTRO DO TEMPO


Kabbalah e Torá

A Cabala é a explicação mística e esotérica da Torá. 


Ela ensina o desdobramento dos mundos, as várias formas de orientação desses mundos, o papel do homem na criação, a vontade do Criador e muito mais. 

Nenhum outro escrito explica em detalhes; a criação deste mundo e dos mundos que estão acima, as luzes ou energias que influenciam sua orientação, nem o objetivo final de tudo. Esses escritos são baseados em antigos textos judaicos e principalmente no Zohar.

A Cabala nos ensina que o mundo é guiado por um sistema extremamente complexo de forças ou luzes, que por meio de suas interações provocam reações em cadeia que impactam diretamente no homem e nos mundos. Cada uma dessas reações tem inúmeras ramificações, com muitos detalhes e resultados. Isso nos explica a verdadeira orientação do mundo, para que possamos compreender a vontade de Deus. Como e por que Ele criou o mundo, de que forma o governa, a proveniência das almas e dos anjos, o propósito da existência do mal, as razões para o dualismo de recompensa e punição, etc.

A palavra Cabala vem do verbo Lekabel  (receber), mas para receber é necessário primeiro querer e se tornar um Keli  (recipiente) capaz de receber e conter esse conhecimento. A Cabala também nos demonstra a importância do homem, pois somente ele, ao se aproximar do Criador, pode influenciar essas forças incríveis. Para isso, é necessário elevar-se a uma dimensão superior de compreensão, e começar a se perguntar algumas questões muito importantes como; “Por que”, “Qual é o propósito de fazer este ato ou esta oração”, “Quais são os resultados de minhas ações” etc.

Os outros escritos explicam nos mínimos detalhes “como” fazer, mas apenas o Zohar e a Cabala nos explicam as razões exatas e os efeitos de todas as nossas orações e ações.

Acredito que muitos anseiam servir da melhor forma ao Criador, mas estão acostumados a executar e não buscar mais, ou foram mantidos afastados desse conhecimento. 

Agora é a hora de conhecer e aprender esta magnífica ciência, como está escrita e recomendada:

"A partir daí, você deve buscar o Senhor, seu Deus, e você deve encontrá-lo se você buscá-lo com todo o seu coração e com toda a sua alma." (Devarim 4,29)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mapa da Alma - A Árvore da Vida

CABALÁ? CABALA? QABALAH?