A Necessidade de Aprender Cabalá
A Necessidade de Aprender Cabalá
“GRANDES PERSONALIDADES DA TORÁ INCENTIVAM O APRENDIZADO DO MISTICISMO JUDAICO”
“No mérito do estudo deste livro - o livro do Zohar - o Povo Judeu deixará o Exílio de maneira misericordiosa”. Parashat Naso - 124b
Neste momento, a Era Messiânica… Um espírito sairá e não retornará – este é o espírito de Mashiach.
Ai daqueles que o fazem partir e deixar o mundo, para nunca mais voltar! Estes são aqueles que fazem a Torá como um lugar seco, estéril, e não desejam se envolver na sabedoria da Cabalá. Ai daqueles que trazem pobreza e guerra e desgraça e assassinato e destruição no mundo. Tikunei Zohar , Tikun 30
As letras da palavra " Bereshit ", "No Princípio...", Gn 1:1, podem ser rearranjadas para ler " atar yavesh ", que significa "um rio, isto é, Torá, destruído e seco". Naquela época, quando está seco, as crianças abaixo gritam em uníssono e dizem " Shema Yisrael !" - ainda não há som e nenhuma resposta.
Isso se refere àquele que faz com que a Cabalá e a sabedoria se afastem da Torá Oral e da Torá Escrita e faz com que outros não tentem, entender, eles, Um é obrigado a envolver-se o melhor de sua capacidade nos segredos da Torá…
Certamente, são, como se fizessem com que o fluxo, divino, partisse deste jardim e rio,acima. Ai dele - teria sido melhor que ele não tivesse sido criado no mundo e não tivesse aprendido nenhuma Torá Oral, pois é considerado como se ele devolvesse o mundo à ausência de forma e ao caos e causasse pobreza no mundo e um prolongamento da vida. o período do exílio. Tikunei Zohar , Tikun 43.
O Arizal
Uma pessoa não cumpre completamente sua obrigação, de estudar Torá, envolvendo-se com Tanach, Mishná, Aggadá e o Talmude Babilônico. Em vez disso, a pessoa é obrigada a se envolver da melhor maneira possível nos segredos da Torá e no Trabalho da Carruagem, pois não há maior prazer para D'us em toda a criação do que quando Seus filhos abaixo se envolvem no segredos da Torá - conhecer Sua grandeza, Sua beleza e Sua supremacia. “Introdução a Etz Chaim”
Arizal, de abençoada memória, costumava dizer que em relação a uma pessoa que é muito perspicaz e eficiente no estudo aprofundado, do Talmud, é bom que ela estude uma ou duas horas por dia e não mais - em para esmagar as cascas . Mas em relação a uma pessoa que tem dificuldade em aprender em profundidade, Talmud, é melhor sondar o aspecto interno da coisa, ou seja, o fruto, em vez da casca. Isso significa, estudo profundo e envolvimento no Midrash, Aggada e, em particular, no Zohar e outros livros da Cabala. Pri Etz Chaim , Shaar Hanhagat Halimud
Rabino Avraham Azulai
Eis que sem conhecer a sabedoria da Cabalá, a pessoa é como uma besta... porque cumpre as mitsvot sem a razão/gosto das mitzvots, apenas cumprindo as mitzvots como pessoas "acadêmicas". E eles se assemelham a feras que comem feno, que não tem o sabor da comida destinada aos humanos….
E mesmo que alguém esteja muito envolvido em assuntos de negócios e muito preocupado, ele não deve se isentar de se ocupar nesta sabedoria, a Cabala. Você deve tentar separar algum tempo de suas atividades diárias todos os dias para que o tempo permaneça imerso nessa sabedoria, porque é a base da Torá.
Você não está isento da Torá Interior, ou seja, Kabbalah, porque, sem ela, uma pessoa é um boi que come palha. As massas, tanto grandes como pequenas, na Torá, devem ocupar-se, no estudo da Cabalá…
Eu encontrei escrito que tudo o que foi decretado Acima, proibindo o envolvimento aberto na Sabedoria da Verdade, a Cabala, foi, apenas para, o período de tempo limitado até o ano 5.250 - 1490 dC .
A partir de então, é chamado de "Última Geração", e o que era proibido é, agora, permitido. E é concedida permissão para ocupar [nos] no [estudo do] Zohar.
E a partir do ano 5.300 - 1540 d.C. É muito desejável que as massas, tanto as grandes como as pequenas, na Torá, se ocupem, no estudo da Cabala, como diz o Raya M'hemna - uma seção do Zohar.
E PORQUE NESTE MÉRITO O REI MASHIACH VIRÁ NO FUTURO - E NÃO EM QUALQUER OUTRO MÉRITO - NÃO É APROPRIADO SER DESENCORAJADO, NO ESTUDO DA CABALÁ.
Ramchal
A RESPEITO DAQUELE QUE CLAMA O DIA TODO EM ORAÇÕES E NA ORAÇÃO SHEMÁ E AINDA NÃO CONHECE O SEGREDO DA UNIFICAÇÃO - PARA UNIR SEU NOME CORRETAMENTE, É DITO:
"Então eles Me invocarão, mas eu não responderei; eles cedo me buscarão, mas não me acharão, pois odiaram o conhecimento e não escolheram temer ao Senhor”. ( Provérbios 1: 28-29) Portanto, "por que você clama a mim ?"
Mas aqueles mestres, isto é, estudantes, da Cabalá ascendem acima e se conectam, a Você, com um vínculo de fé para atrair a boa vontade divina de diante de Você, e imediatamente o oceano, de bênçãos, se abre diante deles... e todos os seus mistérios são revelados diante deles... E esta é a Sabedoria da Verdade, Cabala, que revela Sua Verdade no mundo. (516 Tefillot , #198)
Vilna Gaon
Aquele que é capaz de entender os segredos da Torá e não tenta entendê-los será julgado severamente, que D'us tenha misericórdia. ( Até Shlema 8:24)
A essência da Redenção depende do aprendizado da Cabalá…
A Redenção só acontecerá através do aprendizado da Torá, e a essência da Redenção depende do aprendizado da Cabalá. ( Até Shlema 11:3)
Todos aqueles que não entendem o significado secreto, por trás de algo, não entendem nem mesmo o significado simples. (comentário sobre Provérbios 5:18)
O Instinto Maligno é incapaz de superar todos os que se ocupam das insinuações e segredos, níveis da Torá. (Ibid.)
Baal Shem Tov
Nesta geração, a dos " Calcanhares de Mashiach ", o Arizal e o Baal Shem Tov disseram que é uma mitsvá revelar aspectos ocultos da Torá e segredos celestiais para queimar os "espinhos da vinha". ( Notzar Chesed 84:6)
A redenção de Israel e todo o valor de Israel depende do aprendizado do Zohar…
O Baal Shem Tov, de abençoada memória, costumava encorajar aqueles que levam a sério o serviço a D'us a aprender todos os dias com o Tikunei Zohar, uma fonte primária de texto da Cabalá. Derech Emunah na introdução ao comentário sobre Salmos
Rabino Shneur Zalman
Cada pessoa, por causa da retificação de sua alma, preciosa Divina, deve ocupar-se no estudo da Torá em todos os níveis de " Pardes "."- básico, insinuado, interpretado, secreto - de acordo com sua capacidade de entender e aprender.
Quem é capaz de entender e aprender muito, mas é preguiçoso e só realiza parte de seu potencial, sua alma terá que retornar em outra encarnação até que ele alcance tudo o que é possível para sua alma compreender e compreender em todos os níveis da Torá, seja a mais direta das leis, ou dicas, interpretações e segredos. em todos os diferentes níveis de conhecimento da Torá é necessário para a retificação completa de sua alma.
É impossível para sua alma ser completamente retificada e ligada à sua fonte Divina da qual foi lavrada sem este conhecimento completo.
Ben Ish Chai
OUÇA, AQUELES QUE PODEM OUVIR E ENTENDER, AQUELES COM INTELIGÊNCIA, O QUE OS SÁBIOS NOS DISSERAM E O QUE ELES ADVERTIRAM E INFORMARAM A CADA JUDEU: Aproximar-se do Sagrado pelo envolvimento nos segredos da Torá e seus aspectos ocultos . " Pois, é uma Árvore da Vida para aqueles que a compreendem."
Rabino Yaakov Abuchatzeira
Não há alegria como a de regozijar-se no conhecimento da sabedoria secreta da Torá, pois esta é a principal razão pela qual a alma vem a este mundo. ( Shaarei Arucha , 47)
Enquanto um homem não conhece a sabedoria secreta da Torá, ele anda na escuridão, como um cego em uma chaminé. Quando alguém conhece essa sabedoria, ele emerge das trevas para a luz. Maaglei Tzedek , 121
O conhecimento de um homem não é estabelecido nem ampliado, exceto através do conhecimento dos segredos da Torá. - Ibidem.
Rabino Yehuda Leib Ashlag
A redenção de Israel e todo o valor de Israel depende do aprendizado do Zohar e do aspecto mais profundo da Torá. Como eles podem ficar sem se envolver... no aspecto interno da Torá...
O contrário também é verdade. Todas as aflições e degradações que sobrevieram aos Filhos de Israel são por terem negligenciado a parte mais íntima da Torá, e não a terem valorizado, mas a terem relacionado como algo supérfluo, D'us me livre. (Introdução ao Zohar, parágrafos 65-70)
O Leshem (Rabi Shlomo Eliyashiv)
ELES DIZEM NO INÍCIO DE MESECHET ATZILUT, TEXTO DA CABALA: Eliyahu Yosef iniciou:
“Está escrito: 'O segredo de D'us é para aqueles que O temem'. Salmos 25:14
Este verso se refere à ideia de que mesmo que um judeu aprenda Mishna, Gemara e ainda não tenha temor, de D'us - pois nada ele respinga nas grandes águas, da Cabalá, tudo em que ele labuta é em vão.
E todo aquele que é pelo O temor de D'us, deve, buscar ativamente os aspectos ocultos, da Torá, que são a essência da sabedoria e do conhecimento, ou seja, 'a glória de D'us é uma coisa oculta'. (Provérbios 25:2)
Quando você fará glória para D'us? Quando você está ocupado nos aspectos ocultos da Torá." Veja lá.
Estou muito espantado com aqueles estudiosos, da Torá, da geração que não sabem nada, porque eles não se envolvem na Cabalá. Como eles podem suportar não estar envolvidos na Sabedoria da Verdade, referindo-se à Cabalá, que é o aspecto interno da Torá? É estranho para eles [na medida em que] eles não sabem completamente o que é…
E todas as suas desculpas e razões, para não estudar Cabalá, são totalmente inadequadas, como diz: " A Torá não está nos Céus, sozinha" - Eruvin 55) . Pois se foi nos Céus, deve-se subir atrás dela. E é simples que [o significado desta frase] se refere a todas as partes [níveis] da Torá, e o aspecto oculto "é superior a todos eles". Provérbios 30:10 , da introdução a "Leshem Shevo V'Achlama"
Rabino Avraham Yitzchak HaCohen Kook
Devido à alienação do "segredo de D'us" - ie Kabbalah, as qualidades superiores das profundezas da vida Divina são reduzidas a trivialidades que não penetram nas profundezas da alma. Quando isso acontece, a força mais poderosa está faltando na alma da nação e do indivíduo, e o Exílio encontra favor essencialmente... Negar os mistérios e sua grande influência no espírito da nação. Esta é uma tragédia que devemos combater com conselho e compreensão, com santidade e coragem. ( Orot 2)
“Agora, quando a salvação final é iminente, "a voz da rola é ouvida em nossa terra, e os botões são vistos na terra" (Cânticos 2:12) , e a demanda de buscar a luz de D'us, se buscando redenção espiritual exaltada, de fluir para D'us e Sua bondade, aumenta e floresce. Agora, os tempos exigem a aquisição da Torá Interior, ie Kabbalah, com visões sagradas que não podem começar a ser ouvidas senão pela ascensão da alma e a exaltação de sua força à luz de sua vida mais elevada e pura. Uma missa cujos corações foram tocados por D'us, deste campo divino, será o poder que estabelece o fundamento da salvação, o poder que dá graça, à luz da vida e o orgulho da grandeza a todo o élan vital, do renascimento nacional na Terra de Israel”.
“O Zohar, que abre novos caminhos, abrindo caminho no deserto, uma estrada no deserto - ele e toda a sua colheita estão prontos para abrir as portas da Redenção”.
B”H
Comentários
Postar um comentário