O Mapa da Alma - A Árvore da Vida
O Mapa da Alma
A Árvore da Vida
DE ACORDO COM A CABALÁ, O ESPECTRO DA EXPERIÊNCIA HUMANA É DIVIDIDO EM SETE EMOÇÕES E QUALIDADES.
A sefirá, também conhecida como a árvore da vida, descreve as diferentes partes de sua vida emocional.
OS SETE ATRIBUTOS EMOCIONAIS QUE SÃO:
1. Chesed – Bondade Amorosa, Benevolência.
O amor é o componente mais poderoso e necessário na vida. O amor é a origem e fundamento de todas as interações humanas. É tanto dar como receber. Ela nos permite ir além de nós mesmos; experimentar outra pessoa e permitir que essa pessoa nos experimente.
Chesed é a ferramenta pela qual aprendemos a experimentar a realidade mais elevada – D'us.
2. Gevurah – Justiça, Disciplina, Restrição, Temor
Se o amor, Chesed, é a base da expressão humana, a disciplina, Gevurah, é o canal pelo qual expressamos o amor. Dá à nossa vida, amor, direção e foco. Como um feixe de laser, sua potência está no foco e na concentração da luz em uma direção, em vez de feixes de luz fragmentados dispersos em todas as direções diferentes.
Gevurah – disciplina e medida – concentra e direciona nossos esforços, nosso amor, nas direções adequadas.
Outro aspecto de Gevurah é o respeito e a admiração. O amor saudável requer respeito por quem você ama.
3. Tiferet – Beleza E Harmonia; Compaixão
Tiferet — A compaixão combina e harmoniza o amor livre de Chesed com a disciplina de gevurah.
Tiferet possui esse poder ao introduzir uma terceira dimensão – a dimensão da verdade, que não é amor nem disciplina e, portanto, pode integrar os dois.
A VERDADE É ACESSADA ATRAVÉS DO ALTRUÍSMO: elevando-se acima de seu ego e suas predisposições, permitindo que você perceba uma verdade mais elevada.
A verdade lhe dá uma imagem clara e objetiva das suas necessidades e das dos outros. O desequilíbrio entre amor e disciplina (e, aliás, qualquer distorção) é resultado de uma perspectiva subjetiva e, portanto, limitada. Introduzir a verdade, suspendendo preconceitos pessoais, permite que você expresse seus sentimentos, incluindo a síntese de Chesed e Gevurah, da maneira mais saudável.
Essa qualidade dá nome a TIFERET, que significa BELEZA: combina as diferentes cores do amor e da disciplina, e essa harmonia a torna bela.
4. Netzach – Resistência, Fortaleza, Ambição
Resistência e ambição é uma combinação de determinação e tenacidade. É um equilíbrio de paciência, persistência e coragem. Resistência também é ser confiável e responsável, o que estabelece segurança e comprometimento. Sem perseverança, qualquer bom empreendimento ou intenção não tem chance de sucesso.
Resistência significa estar vivo, ser movido por objetivos saudáveis e produtivos.
É a prontidão para lutar pelo que você acredita, para ir até o fim. Sem esse compromisso, qualquer empreendimento permanece plano e vazio. É uma energia que vem de dentro e nada para atingir seus objetivos. Isso, é claro, exige que a resistência seja examinada de perto para garantir que seja usada de maneira saudável e produtiva.
Pergunte a si mesmo: Até que ponto estou comprometido com meus valores? Quanto eu lutaria por eles? Eu sou facilmente influenciado? Que preço estou disposto a pagar por minhas crenças? Existe alguma verdade pela qual eu estaria pronto para dar minha vida?
5. Hod – Humildade, Esplendor
Se a resistência é o motor da vida, a humildade é o seu combustível. Assim como Gevurah, disciplina, dá foco, chesed, amor, Hod dá direção netzach, resistência. A humildade é a parceira silenciosa da resistência. Sua força está em seu silêncio. Seu esplendor está em seu repouso.
Humildade – e a consequente submissão – NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM FRAQUEZA E FALTA DE AUTO-ESTIMA.
Humildade é modéstia; é reconhecimento, da raiz da palavra hebraica, “hoda'ah”.
É dizer “obrigado” a D'us. É reconhecer claramente suas qualidades e pontos fortes e reconhecer que eles não são seus; eles foram dados a você por D'us para um propósito maior do que apenas satisfazer suas próprias necessidades.
Humildade é modéstia; é reconhecer quão pequeno você é que lhe permite perceber quão grande você pode se tornar.
E isso torna a humildade algo tão formidável.
6. Yesod – Colagem, Fundação
A ligação é a conexão emocional final. Embora as primeiras cinco qualidades, amor, disciplina, compaixão, resistência e humildade, sejam interativas, elas ainda manifestam dualidade: o amante e o amado.
A ênfase está nos sentimentos de um indivíduo, não necessariamente na reciprocidade.
Vínculo, por outro lado, é uma fusão completa dos dois.
SEM VÍNCULO NENHUM SENTIMENTO PODE SER VERDADEIRAMENTE REALIZADO.
COLAR SIGNIFICA CONECTAR; não apenas sentindo por outro, mas sendo apegado a ele. Não apenas um compromisso simbólico, mas devoção total.
Ele cria um canal entre doador e receptor.
A ligação é eterna. Desenvolve uma união eterna que vive para sempre através do fruto perpétuo que produz. B”H
A UNIÃO É A BASE DA VIDA - A espinha emocional da psique humana. Cada pessoa precisa de vínculo para florescer e crescer. O vínculo entre mãe e filho; entre marido e mulher; entre irmãos e irmãs; entre amigos íntimos.
A ligação é afirmação; dá a sensação de pertencimento; que “eu importo”, “eu sou significativo e importante”. Estabelece confiança — confie em si mesmo e confie nos outros. Instila confiança. Sem vínculo e nutrição, não podemos realizar e ser nós mesmos.
7. Malchut – Nobreza; soberania, liderança.
A soberania - o último dos sete atributos - é diferente dos seis anteriores. É um estado de ser e não uma atividade.
A nobreza é uma expressão passiva da dignidade humana que não tem nada de próprio, exceto o que recebe das outras seis emoções. A VERDADEIRA LIDERANÇA É A ARTE DO ALTRUÍSMO; é apenas um reflexo de uma vontade Superior.
Por outro lado, malchut manifesta e atualiza o caráter e a majestade do espírito humano. É a própria fibra do que nos torna humanos.
Quando o amor, a disciplina, a compaixão, a resistência e a humildade são devidamente canalizados para a psique através do vínculo, o resultado é Malchut.
O VÍNCULO NOS NUTRE E PERMITE QUE NOSSA SOBERANIA SURJA E FLORESÇA.
Malchut é a receptividade a todas as emoções que são canalizadas através de Yesod.
Assim como você isola seus braços, quadríceps ou cardio com exercícios específicos, exercitar sua alma requer isolar e flexionar diferentes músculos.
Os Exercícios de alma, se concentram no isolamento dos músculos emocionais e ajudam você a desenvolver novas ferramentas… Para levar com você em seu novo e aprimorado “corpo” emocional.
Por Amor,
Malkah Ha’Levi
Saudações,
Grupo de Estudos de Kabbalah - Seja A Causa - Não o Efeito.
Comentários
Postar um comentário